30 Semanas Para Manannán

Foi no cada vez mais longínquo ano de 2014 que Endovelicon nos apresentou o seu trabalho com as 30 Semanas Para Endovélico. Assim como ocorreu com os 30 Dias Druídicos (prática também introduzida no Brasil pelo mesmo Endovelicon), eu resolvi segui-lo nesse processo, pois ele permite um aprofundamento das nossas percepções pessoais sobre as deidades as quais cultuamos. A ideia é que cada pessoa realize essas 30 Semanas Devocionais tendo como foco uma divindade com a qual sinta mais afinidade. Minhas 30 Semanas seriam voltadas para uma deidade do que me aproximei ainda no início da minha caminhada no Druidismo: Manannán mac Leir, o deus do mar e psicopompo por excelência da tradição gaélica.

Mas eu não consegui. E não foi por falta de informação. Diferente do trabalho que eu (e tantos outros) tenho feito com Vaélico, que é muito dedutivo e interpretativo, bem como dependente da Inspiração, há uma grande quantidade de mitos e conhecimentos sobre Manannán. A questão era de ordem mais pessoal. Em 2014 eu estava passando por um momento complicado na minha relação com a espiritualidade. Eu precisei tirar um tempo para reencontrar o Druidismo dentro de mim, o que exigiu que eu encerrasse muitos trabalhos que havia iniciado até então. Eu precisava recomeçar e meu trabalho com as 30 Semanas Devocionais para Manannán não se encaixavam naquele recomeço, então eu simplesmente as apaguei. Simples assim.

Os anos se passaram e muita coisa mudou desde então. E após muito meditar, cheguei à conclusão que daria uma nova chance às 30 Semanas Devocionais. Só que não o faria com foco em Manannán, mas em uma deidade muito menos conhecida, mas que tem atraído a atenção de muitos interessados em tempos recentes, particularmente no Brasil. As 30 Semanas Para Vaélico vocês já podem acompanhar neste mesmíssimo blog, um espaço dedicado ao deus-lobo dos Vetões onde tento trazer ao conhecimento de todos as minhas inspirações sobre uma deidade que parece quase desconhecida fora dos círculos de pessoas interessadas nos deuses da Ibéria céltica, mas que inegavelmente captura a atençãos daqueles que buscam se aproximar dele.

Mas havia algo inacabado. Algo que não parecia certo. Na minha cabeça eu sentia que havia abandonado algo importante e que precisava ser retomado, como as ondas do mar que vêm e vão. Não era justo simplesmente deixar as 30 Semanas para Manannán de lado, uma vez que havia sido Ele a me guiar através desse desafio tantos anos atrás. Não, é o momento de retomar esse caminho. Boa parte dele já está pronto mesmo, é apenas uma questão de disponibilizá-lo novamente. As semanas devocionais a Manannán e Vaélico ocorrerão simultâneamente, mas uma não deve atrapalhar a outra. Serão trabalhos simultâneos, mas também distintos. Vamos ver até onde esse caminho vai levar.

E para não dizer que não gosto de desafios, haverá uma terceira deidade a receber 30 semanas devocionais por minhas mãos. Alguém consegue imaginar qual é?

1) Introdução
2) Primeiro Contato
3) Símbolos e Imagens
4) Mitos
5) Família
6) Panteão
7) Nomes e Epítetos
8) Aspectos e Variações
9) Concepções Errôneas
10) Oferendas
11) Festivais, Dias Santos, Épocas
12) Locais de Culto
13) Relevância Atual
14) Culto Moderno
15) Aspectos Mundanos
16) Valores do Panteão
17) Relações com Outros Panteões
18) Gênero e Sexualidade
19) Qualidades
20) Arte Evocativa
21) Música Evocativa
22) Texto Evocativo
23) Literatura Evocativa
24) Testemunho Positivo
25) Testemunho Negativo
26) Relacionamento
27) Enganos
28) Desconhecimento
29) Experiência Pessoal
30) Conselhos

Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.